terça-feira, 3 de novembro de 2009

Desabafo do diabo

Tenho no emprego um colega que me trata muito mal. É rude e mal-educado. Trata-me com desdém, dá-me ordens, tenta apontar dedos à eficiência do meu trabalho, não aceita uma sugestão sem ser verbalmente agressivo e tem atitudes de violência passiva. O que fazer?

Esta questão já não me perturbava há algum tempo, a pesar da convivência diária. Mas hoje até me tirou o sono e estou aqui a escrever ás 5.30 da manhã... o mesmo número de horas que estou acordada.

A minha atitude para com ele ou para qualquer outra pessoa, mesmo que rude e agressiva, é pacífica. Sou uma "madre Teresa" (só que esta era impaciente!), no sentido em que consigo engolir todos os disparates que me são lançados e não reagir sem ser com tranquilidade.

Como lidar com uma pessoa destas? Aparentemente é um tipo simpático... mas só há superfície. Posso dizer com sinceridade que ele se mostra tal como é: um desalmado. O que não é nenhum despropósito, visto que tudo o que se relaccione com piedade, compreenção, Deus, milagres, protecção divina é alvo das suas mais impiedosas críticas.

A mim ele se mostra tal como é. Não há nada ali que se aproveite. Diria que não tem essência, não tem conteúdo, é podre. Como diz uma colega: o tipo é um porco. Às mulheres, só trata bem as jovens e bem feitas. Diz com a boca cheia que é exigente e só come "filé-mignon". (olhem só o tipinho...). Chama nomes às outras, sempre pelas costas, e não é nada meigo. Ao implicar com alguém é um desalmado: não mostra sentimentos, não parece reflectir sobre as razões ou validade das suas acções. Parece um animal mas um daqueles irracionais, que só sabe é ver um alvo vermelho à frente e investir, investir, com os cornos. E gosta das vítimas inofensivas e inocentes. Vulneráveis e sem grandes defesas. É mesmo um animal... não implica com ninguém do seu género. Não bate de frente com homens, que esses podiam dar coices. O seu alvo predilecto são mulheres fracas.


Mas quem julga que ele aparenta ser o que é, julgue outra vez. Tem voz doce. Que usa tal e qual uma mulher usa quando quer seduzir. Para mim é uma voz desagradável e tem um tom nojento mas, para quem está de fora, é capaz de iludir. Fala de forma rude e agressiva, mas com aquela voz. É altivo, cheio de si, mas como diz "bom dia" com dois beijinhos no rosto, julga-se o mais bem educado ser à face da terra (sem exagero). Também se julga o único bom trabalhador dentro da sua profissão e já o ouvi falar mal da forma de trabalhar de todos os outros colegas. Mas tem conversa, enrola, diz coisas sem nexo mas vai deixando a pessoa em dúvida...

Uma vez olhei para ele no momento exacto em que disse algo assim:
-"Deus?! Eu acredito é no Diabo, se tiver de escolher prefiro o Diabo a Deus".

Ao olhar para ele não é que visualizei o dito cujo? O rapaz tem até perfil físico para se mascarar no Halloween da sua personagem favorita. O perfil e o espírito, já que é tão ardiloso e maldito. Tem perfil, tem espírito mas duvido que tenha alma... maldito!

Maldito!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!