segunda-feira, 8 de abril de 2013

É mesmo à TUGA!!


Não sei como é com vocês que me lêm (sim, vocês os dois eheh), mas eu sou uma pessoa paciente. E quando marco um encontro com alguém à hora tal, tento ser pontual. Quando chego ao local e a pessoa ainda não chegou, tolero bem os primeiros 5 minutos. Daí adiante começo a ficar nervosa. Ao fim de 10 minutos já acho que a pessoa pode não aparecer. E finalmente, no 15º minuto, 900 segundos portanto, vou embora, com a certeza que a pessoa não aparece.

Agora vem a parte chata. Que é a parte em que a pessoa que não foi pontual, falhou avisar que não ia comparecer ou que se ia atrasar, fica chateada e indignadíssima. Já me aconteceu em alturas distintas da vida: enquanto estudante e mais recentemente. A pessoa que se atrasa vem sempre com a história dos 20 minutos. Fica indignada porque chegou ao local de encontro e já não encontrou ninguém e mais indignada porque, segundo ela, o correcto é esperar 20 minutos.

Ora, pergunto eu: o correcto não seria, chegar a horas?
Quem são estas pessoas para estipular os minutos a seu belo prazer? Uma pessoa aguarda o tempo que conseguir aguardar. De todas as vezes em que consegui estender a minha paciência por "blocos" de 5 minutos, conseguindo aguardar alguém por 30 minutos, essas pessoas NUNCA apareceram. Porquê então perder tempo? A hora é divida em quartos por algum motivo! Fica muito mal a uma pessoa que não cumpriu a sua parte da palavra vir criticar a outra. É mesmo a tuga! A pontualidade é coisa para 20 minutos de espera...

Da última vez que falhei à hora marcada, falhei por segundos. Era eu a descer as escadas e a pessoa a descer outras na direcção oposta. Foi o tempo de receber um SMS e abrir o telemóvel para espreitar. Antes que pudesse retornar, a pessoa foi embora. Não aguardou sequer 5 minutos. E o que fiz eu? Expliquei a situação e dei-me como "culpada", porque de facto tinha chegado atrasada. 

Ora imagine-se se fosse começar a mandar vir com a pessoa porque não soube aguardar mais que 5 minutos até se por na alheta! Que raio de pessoa me tornaria? Já apanhei GRANDES SECAS com pessoas que não aparecem e avisam à última da hora por email. Está certo que a tecnologia é portátil hoje em dia e está por todo o lado, mas ainda não para todos. Acho bem mais inadmissível essa presunção de que as pessoas podem ser avisadas em cima da hora, quando muitas vezes a própria deslocação implica uma perda de tempo considerável.

Devo dizer que da primeira vez que aguardei 15 minutos por uma pessoa e ela não apareceu, quase fui linchada. A pesar de me ter jurado que não se atrasaria e de saber isso, a pessoa fingiu-se tão indignada por não me ver à sua espera feita tola que foi forçada a entender que também fez a viagem em vão e por malícia teve a triste ideia de armar uma grande confusão e levar outras pessoas a tomar o seu lado, para que todas em conjunto pudessem vir criticar a minha atitude. (manguito a introduzir aqui, sff). Ela diz que apareceu passados 20 minutos e era obrigação aguardar. Diz ela que chegou, mas o tempo que levei no retorno dava para ver se alguém se aproximasse. Pelo que também mentiu no tempo que levou (se é que levou) a chegar ao local combinado. Ora nos transportes, tentem lá apanhar o comboio das 7.00h às 7.20h... Para chegar nos empregos 20 minutos atrasados. Não descontam no ordenado nem será despedido/a. O patrão tem a obrigação de esperar, não é?

Mas isto tudo que escrevo tem como finalidade um «pequeno inquérito» ao leitor (sim, vocês os dois). Digam lá: tem alguma lógica esta história dos 20? Isso ficou implantado em alguma declaração verbal social que me tenha escapado? Digam de vossa sincera justiça, vá lá!

2 comentários:

  1. Estou completamente de acordo contigo. Eu como sei que não sou pontual, tenho um truque, planeio tudo para chegar MAIS CEDO do que o marcado, o resultado é que acabo por chegar sempre a horas.
    Há que ter respeito...os minutos, segundos, são valiososn e também podem ser penosos.
    Kiss alienígena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh! Obg Alien, pelo contributo para o tópico.
      Pelos vistos enganei-me na quantidade de leitores ;) Só tenho um (ahah), não dois!

      Como o que conta é a qualidade, fico satisfeita :)

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!