sexta-feira, 17 de julho de 2015

Que género de filmes tu gostas?


Uma pessoa contou-me que adora ler e ver filmes de romance (Nora Roberts), mas não suporta os de terror ou ficção científica. 

Faz-me alguma confusão quando alguém me diz isto.Se for perguntar especificamente se gostaram ou não de um ou outro filme de ficção (Como o «Gravidade», com Sandra Bulock), acabam por responder «esse gostei». Acho que o que lhes falta é ter uma boa noção do que define o género e deixar de lado os preconceitos. Sempre gostei de qualquer género de narrativa mas se tiver de eleger os preferidos, esses são mistério e horror assim como ficção científica/fantástico. Para último ficam os romances e os musicais, abrindo excepção a muitos que considero irem para além do básico e serem obras muito completas e abrangentes.

Mas como se pode dizer que não se gosta de um género que está presente em quase tudo o que é obra cinematográfica popularmente aclamada? A ficção científica não é um género linear e básico, que se limita a mostrar etezinhos e vida noutros planetas. Este é o género cinematográfico onde mais se pode dar liberdade à criatividade! Acho-o maravilhoso, capaz de transmitir mensagens intemporais. São filmes que muitas vezes nos deixam a reflectir. Ficamos a pensar neles depois de terminarem. Há quem tenha conseguido criar autênticas obras primas nesse género. 

Digam-me lá: não gostaram do Exterminador Implacável? Do ET? Do Encontros Imediatos em 3º Grau?
Gostam de ficção científica ou terror?
Que filmes colocariam no vosso top?

Nas últimas semanas vi estes:

* Ex-Machina (fraco mas razoável)
* Time-Lapse (gostei, dentro do género e do que já foi feito tem uma história refrescante)
* Chappie (Gostei mais do que esperava, mas no final identifiquei o estilo narrativo com outro filme do mesmo realizador/ator e prefiro o Distric 9, que adoro)
* Snowpiercer (gostei, tem uma história interessante, mas o final decepcionou)
* In Time (gostei, acho que o tempo como moeda é fantástico. A história em si peca por mostrar ter pais, avós e netos todos com a mesma idade, o que indubitavelmente levaria, a meu ver, que uns se sentissem atraídos pelos outros, aparecesse o ciúme e a competição e não existissem esses laços de afinidade familiar com barreiras como os conhecemos atualmente. Outros filmes do género preferem recorrer à reprodução artificial, eliminando as figuras paternas, o que faz sentido. É algo básico no desfecho)
* What we do in the shadows - Recomendadíssimo. Adorei. Foi uma lufada refrescante para um tema «batido». Ainda bem que lhe dei uma oportunidade, foi bom!

Agora, com licença, que vou ali ver um filme sobre o paranormal/sobrenatural, outra vertente bastante interessante!

3 comentários:

  1. Gosto de filmes de f/c. Quanto aos de terror, não gosto assim muito daqueles que são muito horríveis...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais são os muito horríveis?
      Eu só não gosto de uma má história, sem nexo ou necessidade, onde tudo é desculpa para aparecer violência, sangue,perseguições automóveis, sexo ou nudez. Sem uma história que suporte estes elementos, sinto vontade de vomitar ao ver um filme. :D

      Eliminar
  2. Os muitos horríveis para mim, são como os do alien, quando a criatura salta da barriga deles - mas as minhas irmãs já não se impressionaram - eu preferi não olhar :)

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!