domingo, 4 de junho de 2017

O hábito da numismática e como me ensinou a conhecer as pessoas


Trabalho com uma caixa registadora cheia de moedas, onde sempre tenho mais possibilidades de encontrar moedas para a minha colecção. Mas tem sido diretamente pelas mãos dos clientes que tenho apanhado quase todas. 

Num aglomerado de 200 moedas... a que tem uma cunhagem diferente vem quase sempre parar às minhas mãos por intermédio de um cliente simpático - às vezes na forma de gorjeta (que não posso aceitar). Acho isto muito curioso :) 

Digo que são os clientes simpáticos, porque os menos simpáticos e sovinas não costumam dar essa sorte. Numa ocasião uma mulher de origem oriental (nossa, como eles são forretas! Sem querer ofender mas existem traços que definem certas origens geográficas) espalhou um monte de moedas em cima do balcão e disse que queria o produto X (a coisa mais barata que temos no menu - uma espécie de bolo com chá). 


Tendo à minha frente cerca de duas dúzias de moedas, comecei a selecionar as de maior valor para chegar Às 3 libras e picos... A mulher tinha duas moedas de 2 libras com ela, três de 1 libra e muitas de outros valores. Reparei de imediato que tinha o suficiente para o mais barato que existe no menu - e então disse-lhe que tinha o suficiente. Uma moeda de 2 libras estava com o rosto ao contrário então por instinto virei-a e mirei-a, porque era diferente mas no fundo estava a tentar perceber se era uma moeda inglesa ou de outra nacionalidade. A mulher vai com a mão À moeda, pega nela, e mete-a no bolso. Todas as outras deixou ali em cima do balcão, como quem despeja um fardo e que seja a outra pessoa a encarregar-se de descobrir ali a quantia necessária. Foi a forma como meteu de imediato a moeda ao bolso, tentando disfarçar... Tornou-a mesquinha aos meus olhos.

A moeda que a mulher levou ao bolso

E depois tem os generosos. Hoje não foi dia de clientes generosos, mas de clientes que querem pagar tudo com moedas do mais baixo valor. Querem pagar 15 euros com moedas de 10, 5, 1 centimo, uma ou outra de 1 euro... Estão a ver a cena??

Raramente aparece um generoso. E quando aparece... Bom, hoje apareceu um. Devia ser americana, pois esses têm o hábito da gorjeta no recibo. Ficam bem aliviados e contentes quando percebem que neste país não são obrigados a isso. Ficam mesmo contentes em não deixar tusto. Mas uns poucos ainda «agarrados ao vício» do julgamento social costumam deixar uns trocos em cima da bancada - pensando eles que as moedas vão para um recipiente de gorjetas e são divididas entre todos. O "chefe" do dia viu 3 libras abandonadas no balcão, perguntou a todos se eram de alguém e ao ver que não, acho que as meteu ao bolso. Logo a seguir apareceram uns refrescos que ele foi comprar...


O problema de certos superiores é que eles tiram proveito da posição para serem... mesquinhos. Este não meteu as moedas na caixa da caridade - é para lá que vão todas as gorjetas deixadas pelos clientes. É uma maneira bem típica dos ingleses, fazer caridade sim - mas com o dinheiro dos outros. Este vai ser um tema para um próximo post...  E como o vejo sempre a comer os excedentários alimentícios e as bebidas que estão boas mas que são «sobra» (estamos proibidos de comer durante o expediente ou de levar comida excedentária para casa ou nos servirmos dela), deixa-me a impressão que é um indivíduo capaz de meter as gorjetas a seu uso pessoal.

Hoje foi também a primeira vez que respondi a um cliente que me estava a empatar o tempo de serviço com pedidos intermináveis e um pagamento por moedas cada vez de valor mais reduzido, que pode se ver "livre" das moedas - como estava a dizer - enfiando-as na caixa de caridade. Afinal... se as pessoas não querem as moedas, ao invés de tentarem pagar um hamburguer de 11 libras com esses trocos, porque não pagam com notas e metem as moedas na caridade? Ainda por cima estava a dar em direto na TV o concerto de caridade para as vítimas do atentado de Manchester (próximo post, estejam atentos!). E que tal deixarem-se contaminar um pouquito pelo«espírito da coisa» e deixar ali umas moedas??

Boa semana, pessoal! 

  

10 comentários:

  1. Há muitos anos que colecciono quer moedas quer selos.
    Colecciono, não.
    Junto.
    Porque para ser coleccionador era preciso uma disciplina que não tenho.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não me considero colecionadora. Sou mais uma «aglomeradora» ahah. É um hobbie que me tem vindo a agradar e a servir como distração.
      BOA SEMANA

      Eliminar
  2. Ui normalmente as pessoas de origens asiática são muito forretas. É tudo contado tostão por tostão e gorjetas não é com eles lol.

    É uma moeda interessante. Pode ser que te venha parar às mãos logo.

    P.S- Já reparei que o teu blog demora muito a carregar porque tens muitos posts na pagina inicial. Se diminuísses o nº de posts (tipo para 7) seria mais rápido ler o texto novo e comentar logo a seguir. É só uma sugestão :)
    Kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente sugestão Ana!!
      Não fazia ideia. Deve também variar conforme a capacidade do computador pessoal. Mas eu quero é que todos tenham acesso rápido e facilitado :) Que isso de esperar 3 segundos por um carregamento parece meia hora Ahah.

      Nas definições está para um número grande porque pensei que é mais prático ir fazendo scrool down (rastejo para baixo) e ir lendo post a post. Quando vou parar a blogues que só exibe um post por página e tenho sempre de carregar no botão "seguinte" é uma maçada! Uma pessoa quer ler uma quantia razoável de temas para entender sobre o quê envolve o blogue e cansa-se. Quando se fazem posts de uma só linha todos seguidos então...

      Mas vou fazer isso. Se calhar o peso de alguma imagem também influencia. Se bem que eu só ando a ilustrar os posts com imagens da net. Excepção para as moedas deste, que tive de usar a ferramenta do windows. Se calhar é isso mas vou reduzir.
      Kiss

      Eliminar
    2. Contei 21 segundos até a página desbloquear e eu conseguir fazer scroll down e ler o texto. Um post por pagina também é demais e aqueles que temos de carregar no "ler mais" para ler o texto todo também não são nada do meu agrado. O ideal é ter uns 5 até 7 posts na pagina inicial para não demorarem muito a carregar e quem tiver interesse em ler o que escreveste atrás, sempre pode carregar em "ler as mensagens mais antigas". Eu que tenho um "ligeiro" comportamento obsessivo já li o teu blog quase todo usando esse método (acontece sempre que descubro um blog pela primeira vez e vou lendo tudo até ao fim) ahahaha
      Kiss

      Eliminar
    3. Ana, muito me honras ao ler o meu blogue assim :) Eu também faço o mesmo que tu mas não acho isso um comportamento obsessivo. :D

      Já está feito. Sabes quantas tinha por página? 13. Reduzi para 8. Se não bastar reduzo novamente.

      Sim, esses blogues de "ler mais" também são chatos.

      E aquilo das vozes? Já leste o mais recente comentário? Hoje ouvi uma voz... não digo que funcione mas é uma boa voz e o tipo sabe usá-la nos seus videos.

      Talvez um dia mostre num post :D
      Aliás, vem aí o verão, devo fazê-lo em breve:)

      Kiss

      Eliminar
  3. Boa tarde, nem a um cliente português se refere, possivelmente estes dão notas para a caixa da caridade, porque sou curioso, o dinheiro que vai para a caixa da caridade é contabilizado, registado e paga impostos? faço esta pergunta porque em certos trabalhos é assim que acontece, as gratificações pagam impostos.
    Semana feliz.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma excelente pergunta. Mas já me disseram que não. Não paga impostos. O dinheiro é contabilizado e enviado para uma conta à parte que é tax-free. Se não estou em erro!

      Inglaterra tem uma ligação (a meu ver) inadequada com tudo o que diz respeito a caridade. Essa palavra parece torná-los mudos. Basta dizer que algo é para a caridade que não se pode fazer uma crítica construtiva em cima da iniciativa. E não é lá muito eficiente. Falar "mal" de algo relacionado com "caridade" é quase pecaminoso. Não se pode «não gostar», cai mal, dá para entender?

      Onde trabalho além da caixa de doação sempre presente, existem ofertas (brindes) que variam de mês em mês... e custam uma a duas libras. "Lixo" de plástico para levar as pessoas a meter moedas na caixa. E talvez se sentirem honradas por poderem exibir o brinde(?). Acho que uma doação não precisa ser "exibida" e se for, que seja com humildade. Enfim... Considerações cá minhas. Um dia este tema dará um post.

      Uma semana maravilhosa para si também e volte sempre :)

      Eliminar
    2. Regressei só para acrescentar: que tenha reparado os clientes portugueses NÃO SÃO de dar gorjeta.

      Aparecem muitos (nós estamos mesmo por todo o lado). Alguns são clientes regulares, que trabalham ali perto. E por isso têm desconto em tudo o que compram. Acha que dão gorjas?

      Não.
      Nesse aspeto acho que nos saimos mal.
      Em nossa defesa, penso que não somos de dar moedinhas, mas quando vamos com ideia de doar para a caridade, fazêmo-lo bem feito.

      Abraço

      Eliminar
  4. Pelos vistos, há pessoas que entendem que estão a praticar uma caridade... pagando em moedas com o menor valor possível... e dificultando o vosso trabalho...
    Será costume deles... ou será provocação?...
    Quase apetece pôr um anuncio a dizer... pagamentos superiores a X... não serão aceites com moedinhas de valor inferior a Y...
    Enfim! Haja paciência... já que nos dizem, que o cliente tem sempre razão...
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!